Como escolher o que cursar na faculdade? | Marina Figueiredo — Made in Gold Pular para o conteúdo principal
Aperte ENTER para buscar ou ESC para cancelar!

Hey! Já conhece meu canal?

Como escolher o que cursar na faculdade?

0

Oi gente! Tudo bem?

Se você tá em dúvida do que cursar na faculdade, esse post pode te ajudar! Vim compartilhar um pouquinho da minha experiência com vocês!

Quando eu tava no terceiro ano do ensino médio, 98% das pessoas que estudavam comigo já sabiam o que iriam cursar na faculdade, qual área queriam seguir, em qual faculdade iam prestar vestibular e etc. Acho que eu era uma das poucas pessoas que estava completamente perdida, não fazia a menor ideia do que queria estudar. A única certeza que eu tinha era que não queria estudar nada que estivesse relacionado a exatas, que tivesse matemática na grade curricular com aquelas fórmulas super complicadas...

Lembro que durante o ensino médio eu tinha pensado em fazer moda ou publicidade e propaganda, mas conversando com pessoas que formaram nessas áreas e lendo sobre os cursos, fui perdendo o interesse e quando assustei, tava sem opção!

Já pensei em fazer medicina também e o que me desanimou de cursar não foi nem o fato de ter que estudar demais, foram as aulas de anatomia! Amo Grey's Anatomy, mas só de ver sangue ou órgãos expostos pessoalmente já começo a passar mal HAHA.

Nos 45 do segundo tempo - na reta final do ensino médio, fiz váaarios testes vocacionais pra tentar achar e me identificar com algum curso. Em um dos testes que eu fiz, apareceu o curso de Relações Internacionais no resultado, achei o nome interessante e fui pesquisar a respeito.

Vi grades de faculdades privadas aqui de BH e da UFMG e a diferença entre elas era pouca, umas tinham mais matérias de sociologia e coisas do tipo, outras de economia, geopolítica, teorias... Também assisti vídeos/relatos de pessoas que estavam cursando RI e a partir disso, fiquei interessada e decidi fazer esse curso na faculdade.

Confesso que quando eu entrei, sabia o básico do básico sobre o curso. Passei para o 6 período agora e hoje sei que fiz a escolha certa, porque eu adoro muito estudar determinadas matérias e saber sobre conflitos, história dos países, blocos e etc. Sempre rola um desânimo, odiar uma matéria ou outra, mas é tão bom quando você se interessa por algo, quando se sente bem lendo sobre um determinado assunto...

DICA: Se você tá perdida e desesperada que nem eu tava, calma que tudo vai dar certo! Se os testes vocacionais não te ajudarem a "tomar um rumo" e decidir qual curso fazer, escolha por eliminatória! No ensino médio suas melhores notas eram em quais matérias? Exatas, biológicas ou humanas? Você tem facilidade em algo? Você se imagina atuando em uma determinada profissão? Estudando um curso por 4/5 anos? Se ainda assim você não conseguir se decidir, procure orientação de um profissional!

Enfim, espero ter ajudado vocês de alguma forma! Comenta aqui embaixo a sua experiência ou alguma outra dica! ♥

Beijos