Pequenas mudanças que fazem toda a diferença

terça-feira, dezembro 20, 2016

Depois que tive que lidar com um sistema imunológico extremamente fraco e suas consequências, decidi estudar um pouco sobre nutrição para entender melhor o impacto de uma boa e uma má alimentação na nossa vida, de uma forma menos superficial do que estamos acostumados, já que apenas saber o que nos faz bem e o que nos faz mal não é o suficiente para nos convencer à mudança de hábitos. Tendo isso em vista, selecionei algumas das mudanças que fiz na minha rotina e que me ajudaram e ajudam até hoje, seja para a melhoria da saúde ou seja para o emagrecimento. Lembrando que: não sou nenhuma especialista mas o que direi aqui você encontra em demasia pela internet afora. 
Mudança de hábito alimentar
Foto: Reprodução/Blog Amuniz
Tomar água com limão em jejum
Além do efeito desintoxicante do limão, ao contrário do que muitos pensam, tomá-lo, ainda mais antes da primeira refeição do dia, não acidifica o estômago e o sangue, pelo contrário, os alcaliniza. E, mesmo que não seja comprovado, há quem diga que seus efeitos também são emagrecedores. A questão é:  o limão dá sim uma sensação de leveza e limpeza no nosso organismo!

Cortar açúcares e industrializados
Falar assim parece difícil, ainda mais porque praticamente tudo hoje em dia é industrializado e/ou tem a presença do açúcar, mas não é impossível. Nesse blog aqui você encontra uma série de problemas causados pelo nosso amado doce. 

Um dos efeitos mais impactantes e que desencadeiam outros é a dependência que certos alimentos causam. O açúcar por si só causa um vício que mal percebemos e que são camuflados pelos famosos "só hoje" que sempre falamos e sequer percebemos.

E sem essa de light, diet e outros! Pra ser bom, tem que ser bicho, ovo ou planta! Não adianta nada falar que come bem quando você ingere alimentos com ingredientes que mal sabe pronunciar, quanto menos os seus efeitos na saúde. Pode parecer neura, mas não é.

Parar de temer a gordura natural dos alimentos
Ah, a eterna guerra entre gorduras e carboidratos! De maneira resumida, as gorduras vegetais e animais não são todo aquele bicho de sete cabeças que aprendemos que são e também são ótimas fontes rápidas de energia, uma boa para quem quer se sair bem nas atividades físicas e dar aquele up no metabolismo. Diferente dos carboidratos, a gordura que não é consumida, não é armazenada nos tecidos, logo, não engordam. Basta não exagerar!! Se ainda tem dúvidas, procure mais sobre a dieta lowcarb.

Parar de olhar feio para os vegetais
É tudo uma questão de ponto de vista! Existem infinitas formas de se preparar um alimento, esteja ele acompanhado ou não. Eu por exemplo, cresci detestando couve pois meus pais sempre a fizeram refogada. Quando cresci e comecei a me interessar sobre isso, descobri que meu paladar preferia mil vezes ela crua ou crocante e vejam só, hoje em dia sou viciada! E a mesma coisa com abóbora. Nunca gostei de como preparavam até descobrir o escondidinho de abóbora, no qual ela é preparada em forma de purê e é acompanhada por carne moída. E por aí vai, a lista é extensa! A gente só não gosta daquilo que já provou, então não adianta olhar feio pro que você mal explorou.

Tomar bastante água
Além de nos mantermos hidratados, a sensação de limpeza também é presente aqui! Os benefícios do consumo de água são diversos mas o principal mesmo é esse, da hidratação.

Dar uma chance aos chás e sucos detox
Assim como prometido, os chás e detox cumprem com o papel que prometem, cada um agindo de alguma forma sobre alguma parte do nosso corpo. Seja o chá de hibisco, o chá verde, o famoso suco verde, a água saborizada, entre outros. 

Sair do sedentarismo
Nem preciso falar muito sobre isso, não é mesmo? Basta procurar uma atividade que lhe agrade e os benefícios são inumeráveis. E se a desculpa é a falta de tempo... Quem disse que não dá para se exercitar em casa? Nesse outro blog aqui eu dou várias dicas de alimentação e de como sair do sedentarismo, corre lá.

Lembrando que: gostamos do que somos condicionados a gostar! Tudo é uma questão de ponto de vista! Ser saudável não é ruim, basta mudar os seus hábitos no seu tempo e da maneira correta. Procurando sempre um especialista na área. Espero que tenham gostado.

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